Outras coisas

Fuzz McFlops

O livro Felpo Filva foi publicado na Inglaterra pela Pushkin Books e seu nome virou Fuzz McFlops. A tradução foi feita com muita competência e criatividade por Alison Entrekin. Esse coelho poeta só nos traz alegrias, que orgulho dele!
Veja mais aqui.

OC_DOCUMENTARIO_03

Minidocumentário

Em entrevista à jornalista Cristiane Rogerio, Eva conta neste minidocumentário do site Esconderijos do Tempo sua trajetória, compartilha lembranças e suas ideias sobre arte, intuição e educação. Direção e edição de Ricardo Fiorotto.

 

Orelhas

Os alunos da professora Rose, do colégio Miguel de Cervantes, gravaram a música do Felpo e da Charlô que está no fim da história e ficou lindo! A música foi composta especialmente para o livro pelo filho da Eva Furnari, Paulo Gama. Para orgulho da mãe, além de músico talentoso, Paulo é poeta, como o Felpo.

Como fazer seu coelho

Como fazer seu coelho

A convite do jornal inglês The Guardian, Eva Furnari fez um passo-a-passo para desenhar um coelho, que foi publicado no site do jornal. Colocamos aqui uma versão em português. Divirta-se!
Veja o original em inglês aqui.

Godofredo – Interruptor

Eva Furnari juntou-se a Um Filmes para produzir uma série de animações 3D, com 26 episódios de 5 minutos cada. O Godofredo apareceu originalmente no livro A Bruxinha e o Godofredo, e agora ganhou carreira solo. A série deve ficar pronta em 2016, e será exibida pela TV Cultura.
Assista aqui a alguns episódios em primeira mão! Este foi o episódio piloto e ganhou o Prix Jeunesse 2009.

Otrapalhaçãa

O laboratório do professor Bóris, a casa da bruxa e seus ingredientes mágicos, um brejo de sapos com cama-de-gato e guarda-chuvas floridos. Tudo isso está reunido em uma grande exposição inspirada na obra da autora, com recursos cenográficos e tecnológicos, além de bonecos, brincadeiras, teatro, exibição de originais e, claro, contação de histórias.
A exposição foi concebida e produzida pelo Sesc Ribeirão Preto no primeiro semestre de 2014, e em 2015 foi montada nas unidades de Catanduva, Araraquara, Taubaté e Bauru. Foi visitada por mais de 80 mil pessoas.
Veja mais aqui.
(Bem que tentamos diminuir esse post, mas tinha tanta coisa legal que não deu pra deixar nada de fora!)

Marchetaria

Apaixonada pela técnica milenar da marchetaria, Karina Figueiró cria peças em madeira a partir de ilustrações. E tem uma porção de peças inspiradas nos livros de Eva. As peças são feitas manualmente, fruto do tempo e afeto dedicado a cada obra. Trabalho lindo.
Veja mais aqui.

Pandolfo Bereba

Espetáculo produzido pela Cia Circo de Trapo baseado no livro homônimo.
Pandolfo Bereba era príncipe. E todos sempre esperam que os príncipes sejam lindos, encantadores e perfeitos. Acontece que Pandolfo não era lindo, nem encantador e muito menos perfeito, mas queria que os outros fossem…

Felpo Filva

A peça é inspirada no livro e conta a história de Felpo e Charlô, com participação especial dos sobrinhos. O espetáculo tem projeção de vídeos e trilha sonora original. No elenco os talentosos Marat Descartes e Gisele Calazans. Adaptação de Marcelo Romagnoli, direção de Claudia Missura e produção da Terceiro Sinal.
Saiba mais aqui. Assista ao teaser aqui.

Trudi e Kiki

Trudi e Kiki

A animação foi produzida pela Um Filmes e depois transformada no livro de mesmo nome.

A Bruxinha

Espetáculo de bonecos criado em 1991 pela Cia. Truks, da qual Eva Furnari fez parte até 94, junto com Claudio Saltini, Henrique Sitchin, Verônica Gerchman e Eduardo Amos. A peça utiliza uma forma de teatro de bonecos da tradição japonesa, o bunraku. Ficou em cartaz até 1998 e ganhou o Troféu Mambembe, prêmio do Ministério da Cultura. Em 2010 voltou a ser encenada pelos novos integrantes da Cia Truks.
No espetáculo a Bruxinha se diverte inventando mágicas e conhecendo novos amigos, com quem partilha suas aventuras: o leão dramático, o dragão e, claro, seu secreto admirador Gregório. Tudo vai bem até a chegada de um monstro muito desajeitado, que quer pegar a varinha mágica da Bruxinha.
Uma curiosidade é que nesse caso o caminho foi inverso: a peça inspirou o livro.
Saiba mais aqui.

Cocô de Passarinho

Inspirado no livro, o espetáculo concebido pela Cia Noz de Teatro combina bonecos e atores para contar a história dos moradores que se encontram todos os dias na praça, mas não tem muito assunto. Suas vidas monótonas e sem perspectiva são transformadas a partir de um problema que enfrentam todos os dias: o cocô que os passarinhos fazem em suas cabeças. O espetáculo foi dirigido por Anie Welter e ganhou o prêmio APCA 2013 de melhor espetáculo de animação/bonecos.
Saiba mais aqui. Assista ao teaser aqui.